quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Quem foi Dr. Edgardo da Cunha Pereira?


Dr. Edgardo, apesar de não ser filho de Abaeté, aqui estabeleceu residência, constituiu e criou família. Era muito dedicado as causas públicas e muito batalhou pela educação em nossa cidade.Dona Alda, sua esposa, já viúva, doou o terreno onde foi construído nossa Escola.Em homenagem a Escola recebeu o seu nome.Dr. Edgardo é o “Patrono” da nossa Escola e esta data é comemorada no mês de outubro.Neste ano foi feito um momento cívico, no dia 30 de outubro com apresentação do hino do Patrono, cantado por alunos integrantes do ex-coral da Escola.

Gustavo Pereira

Júri Simulado na Escola




Nesta semana,nos dias 18 e 19 de novembro,foram feitas apresentações de júri simulado apresentadas pelos alunos do 3º ano A e B. O tema foi sobre a transposição do rio São Francisco. Os alunos deveriam julgar qual era a melhor solução:transpor ou não o rio.Em ambas as turmas, foi decidido que a não transposição do rio é a solução mais viável.Falta ainda a apresentação dos alunos do 3º C. De qualquer forma a maioria decidiu a não transposição do rio. E aí,qual será o resultado?

Homenagem aos Professores


Neste ano, as homenagens aos professores aconteceram no dia 9 de outubro no Espaço Cultural da Escola. Alguns alunos escreveram e leram suas mensagens, deixando claro que o respeito é fundamental e reconheceram a importância do papel do professor para a formação de pessoas mais conscientes. A homenagem foi encerrada com apresentação musical de alguns alunos.

E.E."Dr. Edgardo" na OBFOG em Mendes/RJ


No dia 25 de setembro de 2009, aconteceu no Espaço Cultural “Dr. José Candido da Cunha Pereira”, momento cívico envolvendo as turmas da Escola. Durante o momento cívico, Marcelo Richard, aluno do 3º ano A, comentou sobre a viagem dele e de seus colegas Marina e Felipe acompanhados pela professora Luciana a Mendes/RJ onde representaram a Escola na OBFOG. Usando slides de fotos tiradas na viagem, Marcelo comentou sobre a recepção, o curso que fizeram sobre o lançamento do foguete, a emoção de representar nossa Escola e as novas amizades que fizeram com alunos do Brasil inteiro.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Entrevista para o 3º exemplar do "Notícias da Hora"

Entrevista com a Secretária Municipal de Educação de Abaeté Ivanete Soares de Souza Lima Zica:



1- Em quais escolas a senhora cursou o Ensino Fundamental e o Médio?

Na minha época na existia Ensino Fundamental, era 1º e 2º grau.
Cursei o 1º grau que ia da 1ª a 8ª série, na Escola Estadual João Pinheiro; o 2º grau na Escola Estadual Dr. João Pinto, na cidade mineira de Tocantins, localizada na Zona da Mata. Esclareço que cursei O Magistério, que equivalia ao 2º grau.


2- A senhora guarda alguma lembrança do seu tempo de estudante? Conte-nos uma passagem interessante dessa época.

Uma passagem interessante ocorrida em minha época de estudante, aconteceu quando eu tinha 12 anos e a minha professora de educação física, me dava como castigo, por não ter feito as atividades marcadas por ela, correr várias vezes ao redor da quadra de esportes.


3- Como era a Ivanete aluna?

Eu era uma aluna estudiosa, cumpridora de todas as tarefas, calada, um pouco tímida, e tinha um objetivo como estudante, que era concluir o curso superior o mais rápido possível, para ser alguém na vida.


4- Do seu tempo de estudante até os dias atuais, a senhora acha que a educação escolar melhorou ou piorou?

Claro que melhorou. No meu tempo de estudante das primeiras séries, tínhamos muitas dificuldades para obter fontes de consultas, o material existente era difícil, os professores na maioria das vezes escreviam a matéria no quadro negro, fazendo com que os alunos copiassem tais matérias, gastando muito tempo com isso. Além disso, nossos pais não tinham tempo suficiente para acompanhar o desenvolvimento dos filhos, não existiam aulas extras, nem reforço para alunos menos preparados ou com algum tipo de dificuldade.


5- A que a senhora atribui a falta de interesse da maior parte dos alunos?

As facilidades encontradas atualmente no mundo globalizado e de consumismo exagerado, faz com que os jovens de hoje, tenham tudo aquilo que desejam com a maior facilidade, não existindo limites, as regras existentes atualmente, igualando direitos e deveres de alunos e professores, tira em muito a autonomia dos educadores. Se por um lado torna o ensino mais democrático, por outro tira a responsabilidade dos educandos, trazendo com isso o desinteresse e irresponsabilidade para com as obrigações dos jovens.


6- Como responsável pelas escolas do município que tem sido feito para melhorar o ensino-aprendizagem nas escolas municipais?

No atual governo muita coisa foi feita e ainda tem muito a fazer. Em primeiro lugar é necessário que as escolas municipais tenham espaço físico adequado para termos uma melhor qualidade de ensino. Em segundo lugar, com o apoio dos governos federal e estadual, vários programas estão sendo executados em nosso município, podemos citar o PDE, o pró - letramento, o Gestar ll e vários outros. Devemos louvar também a alta qualidade da merenda escolar, supervisionada por nutricionista, dando condições para os alunos terem uma merenda escolar decente e de alta qualidade nutritiva, melhorando com isso o desenvolvimento e a aprendizagem. Temos também feito cursos de capacitação com nossos professores, buscando incentivar nossos mestres a terem um desempenho cada vez melhor e mais atualizado.


7- O que a senhora gostaria de dizer para os pais de alunos de escolas públicas?

Gostaria de dizer a importância da participação deles no ensino e educação de seus filhos no período escolar. Eles são tão importantes quanto os professores, pois o acompanhamento e a ajuda que eles podem dar, é de suma importância para um bom desenvolvimento dos filhos no período de formação de cada um. Participar, acompanhar, ajudar, freqüentar a escola, estar ciente do desenvolvimento de cada um, faz parte da educação futura.


8- E para os alunos?

Gostaria nessa oportunidade dizer a todos aqueles alunos, que a educação de cada um, vai com certeza influenciar no futuro. As oportunidades para aqueles que buscam se esforçarem e que levam os estudos com seriedade, serão bem maiores. As oportunidades de terem uma vida futura digna dependem somente deles e a saída com certeza é através da educação. Se cada um de vocês dedicarem um pequeno horário ao longo dos dias aos estudos, será suficiente para alcançarem metas jamais esperadas. O tempo gasto com a educação trará oportunidades de terem no futuro uma vida melhor e mais digna.


9- Deixe, por favor, uma mensagem para os professores das escolas públicas.

Função de professor é árdua e ao mesmo tempo gratificante, pois nos sentimos honrados quando temos o reconhecimento das pessoas de que fizemos bem feitos a nossa parte. Claro que para ser educador não é uma tarefa fácil, pois as dificuldades se amontoam a cada dia, mas por outro lado escolhemos uma profissão que é tão importante na vida de milhares de pessoas, que nos sentimos gratificados. Os professores são na maioria pessoas esperançosas e é assim que temos que ser, pois passamos por cima de muitas coisas acreditando em um futuro melhor para as pessoas e para o Brasil.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Entrevista para o 3º exemplar do "Noticias da Hora"


OBA e OBFOG

Participamos pela primeira vez da OBA(Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e da OBFOG(Olimpíada Brasileira de Foguetes).Foi grande a motivação e interesse de um grupo de alunos (Marcelo e Thiago do 3°A,Paulo,Felipe e Marina 1°A)pela OBFOG.Veja no que deu tanto entusiasmo.

Entrevista com o grupo participante da OBFOG – Mendes/RJ


1) Quando vocês decidiram participar da OBFOG, já pensavam na possibilidade de se classificarem para a etapa seguinte?
R: Não, nós fizemos porque achamos interessante e também por brincadeira, para sair um pouco da rotina de aula.

2) Como se sentiram ao serem informados pela diretora,que estavam na lista dos classificados para a etapa seguinte da OBFOG?
R:Surpresos e felizes.O que era uma brincadeira virou coisa séria.

3) Comente sobre as dificuldades financeiras,a busca de patrocinadores,enfim,como conseguiram recursos pra realizarem este sonho?
R:Super difícil,tivemos pouco apoio.Primeiro nós fomos à Câmara Municipal e tivemos apoio de alguns vereadores,fomos também à prefeitura e tivemos apoio do prefeito que nos deu as passagens de ida e volta (Abaeté-Mendes RJ),fomos ao Credioste que teve pouca disponibilidades para nos ajudar.Fizemos uma rifa,foi o que garantiu a reserva do hotel para os alunos.A escola pagou as despesas da acompanhante,a professora D.Luciana .No último dia para confirmação de participação,ainda não sabíamos se ia dar certo pois faltava dinheiro.

4) Como vocês fizeram o foguete?Como fizeram o foguete voar?Contaram com o incentivo e orientação de quais professores?
R:Foram 3 meses de estudo e foram 2 foguetes.Os 2 foram feitos de garrafa pet,o primeiro com a pressão de uma rolha,tinha uma placa de zinco,um peso na ponta de 100g e era a pressão que fazia ele voar,ele voou 34m;o segundo tinha uma aerodinâmica melhor,tinha uma base de lançamento,gatilho de segurança,peso na ponta também de 100g,suportava mais pressão e voava mais longe;em média 80m.Contamos com o incentivo principalmente da professora Neide, ente outros.

5) Como fizeram para transportar “foguete” e combustível em ônibus? Enfrentaram algum obstáculo?
R:Sim.O combustível não foi o problema.O problema foi o foguete e a base de lançamento.A gente pedia as pessoas do ônibus para tomarem muito cuidado.Teve uma parte da viagem que levamos o foguete no colo e quando dissemos que era um foguete,todo mundo queria ver:foi muito engraçado.

6) Sabemos que a comissão organizadora reservou o hotel”Centro Marista São José das Palmeiras”para hospedar alunos e professores participantes da I Jornada de Foguetes.Como vocês foram recebidos?Como foi a convivência com os “semelhantes durante esta semana (07/09/09 a 12/09/09)?
R:Fomos recebidos de forma atenciosa. Foi uma troca de experiências muito boa,fizemos novas amizades.Havia pessoas de todos os níveis sociais e intelectuais,tivemos convivência com alunos de escolas particulares e públicas,embora a maioria dos participantes fossem de escolas particulares.

7) O que vocês têm a dizer sobre o curso de Astronomia que fizeram?
R:Foi muito bom,interessante,uma semana lá valeu mais que 3 anos do Ensino Médio aqui, porque aqui temos aula de Física,lá tivemos aula de Astronomia,ou seja, no nosso Currículo Escolar não consta o que aprendemos lá.Tivemos aula prática e teórica.

8) O que vocês tem a dizer sobre os lançamentos de foguetes?E o nosso foguete?
R:Teve foguete que não saiu do lugar,foguete que bateu em árvore e foguete que surpreendeu a todos voando quase 200m.Tinha foguetes de escolas particulares menos planejado e que voou menos que o nosso e de outras escolas públicas.O nosso foguete poderia ter voado uns 100m,mas a árvore atrapalhou .

9) O que significou para vocês, representarem o Estadual e também Abaeté em um evento tão importante?
R:“Chique demais”,como professora fiquei muito honrada pela confiança que os pais dos alunos tiveram, deixando seus filhos sob minha responsabilidade e também,por ter sido escolhida pela escola para essa viagem (Profª Luciana).Para nós alunos,foi uma vitória muito grande,sermos classificados na primeira participação da OBFOG e, representar o Estadual e Abaeté foi motivo de muita alegria.Tivemos certeza que estamos entre os melhores.

10) Vocês gostariam de fazer algum agradecimento?
R:Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que de alguma forma,possibilitaram a nossa participação na OBFOG-etapa Mendes/RJ.Agradecemos a oportunidade dada pela nossa escola pois tudo começou aqui.Agradecemos aos vereadores,ao Prefeito,a todos que venderam e compraram rifas e aos alunos Paulo(1°A) e Thiago(3°A) que gentilmente cederam aos colegas a oportunidade de participarem da OBOFG-Mendes/RJ.Obs:Só podiam participar 3 alunos e o grupo era formado por 5.

Entrevista para o 3º exemplar do "Notícia da Hora"

ENTREVISTAS COM LÍDERES ESPIRITUAIS EM ABAETÉ

José Sebastião de Alcântara, natural do Cedro do Abaeté, é pastor há 17 anos. Atualmente atua na Igreja Varões de Guerra. Ele foi um dos nossos entrevistados, veja a seguir:



Alunos do 1°A da E.E “Dr. Edgardo da Cunha Pereira” entrevistam
Pastor José Sebastião, da Igreja Varões de Guerra.


1- O senhor estudou em escola publica?Que tipo de aluno o senhor era?
Não. Era um bom aluno.

2- O senhor tem alguma lembrança marcante do seu tempo de estudante, no Ensino Fundamental e Médio? Qual?
No 3º ano do Ensino Médio, menti para meu pai que a professora me tratava mal e saí da escola e nunca mais voltei.

3- Antigamente a educação era mais rigorosa que nos dias atuais. O senhor concorda com isso? O que o senhor acha que mudou?
Sim. Não tinha recursos, teve uma melhoria das escolas.

4- O senhor acha que os pais deveriam participar mais na educação escolar dos filhos?Por quê?
Sim. É bom participar

5- Por que será que os jovens estão se distanciando dos estudos? E da religião?
Porque hoje existe muita influencia. O mundo oferece muitas coisas pra distanciar as pessoas do evangelismo.

6- O desenvolvimento tecnológico é fato. Até onde ele favorece e/ou atrapalha na educação?
Muitas coisas podem ajudar, principalmente quando as pessoas estudam, mas tem coisas que atrapalham.

7- A violência está tomando conta da nossa sociedade. Como a religião pode ajudar na formação de uma sociedade mais saudável?
O evangelismo ajuda as pessoas perdidas no mundo.

8- O que a sua igreja faz para tornar “as coisas de Deus” mais atrativas para os jovens?
Criando idéias melhores, criando retiros.

9- De que forma a religião pode influenciar na educação?
Não pode se misturar as coisas. Ensinamos o evangelho, mas não pode atrapalhar na educação.

10- O que o senhor gostaria de dizer aos pais?Aos alunos? E aos professores?
Pais - Procurem um caminho melhor para a vida dos filhos, ter uma bíblia em casa.
Alunos - Todo jovem deveria se envolver em coisas espirituais, em coisas de Deus.
Professores - Deveria mostrar o caminho de Deus para os alunos, procurar apresentar um trabalho mais sadio para apresentar para os alunos.

Pe. Dimas José Borges, natural de Santo Antônio do Monte é padre há 12 anos e se sente realizado. Está atuando com PE. Antônio Carlos e Pe. Patrick desde janeiro deste ano. Saiba mais lendo a entrevista abaixo:



Alunos do 1° A da E.E “Dr. Edgardo da Cunha Pereira” entrevistam Pe. Dimas.


1- Depois de 70 anos de Franciscanos na nossa Paróquia, vocês chegaram, e já estão conosco há 9 meses. Como vocês perceberam a receptividade da população?
Tudo que é novo traz medo, chegamos com um pouco de medo. A posse foi muito boa, mas encontramos um pouco de resistência e ate hoje sentimos isso.

2- O senhor estudou em escola publica? Qual? Que tipo de aluno o senhor era?
Sim. E.E “Dr. Álvaro Brandão”, fiz o Ensino Fundamental. No Ensino Médio estudei em escola particular. Eu gostava muito de estudar.

3- O senhor tem alguma lembrança marcante do seu tempo de estudante no ensino fundamental e Médio? Qual?
O que me marcou muito foi uma avaliação sobre gráficos e o professor ia sortear quem deveria entregar a avaliação, eu não tinha feito e dei sorte de não ser sorteado. Uma outra vez um colega pegou a prova e passou para todos os alunos da sala quando o professor saiu. Quando aplicou a prova, todos tiraram notas boas.

4- Antigamente a educação era mais rigorosa que nos dias atuais. O senhor concorda com isso? O que acha que mudou?
Sim, os alunos eram mais interessados. Hoje em dia o aluno é muito privilegiado e isso é ruim para os alunos

5- Porque será que os jovens estão se distanciando dos estudos? E da religião?
Às vezes o jovem tem que ajudar a família e outros não gostam de estudar, são muitos fatores. Da religião porque não encontram nela um objetivo, a religião hoje não é atrativa. O mundo oferece coisas atrativas para o jovem e ele vai nessa ilusão.

6- O senhor acha que os pais deveriam participar mais da educação escolar do filho? Por quê?
Sim, para ficar sabendo o que esta acontecendo com o filho, isso não só na educação escolar. Os pais devem ser mais participativos na vida dos filhos.

7- O desenvolvimento tecnológico é fato. Ate onde ele favorece e/ou atrapalha na educação?
Hoje a tecnologia esta dentro da escola, muitas coisas favorecem pois é possível fazer pesquisas e atrapalha porque tira o raciocínio do aluno; quando ele encontra tudo pronto.

8- A violência esta tomando conta da nossa sociedade. Como a religião pode ajudar na formação de uma sociedade mais saudável?
Quando a pessoa comete atos violentos ela não quer fazer isso. A religião pode ajudar a pessoa a despertar o espírito de partilha. A violência é conseqüência de um mal enquanto não houver uma distribuição mais justa economicamente vamos ter sempre uma sociedade violenta.

9- No tempo dos franciscanos eles visitavam as escolas e convidavam os jovens a participarem mais das atividades da igreja. O que os senhores fazem para tornar “as coisas de Deus” mais atrativas para a juventude?
Fizemos a feira vocacional e é promovido no dia da juventude que envolvem os jovens na missa e em gincanas.

10- O que o senhor gostaria de dizer aos pais? Aos alunos? E aos professores?
Aos pais: cuide bem de seus filhos para não os perdes para o mundo. Aos alunos: aproveitem bem esse tempo, supere as dificuldades do dia-a-dia e vão colher os frutos depois.
Aos professores: Professor não é aquele que ensina, mas aquele que aprende ensinando.


Arthur Antônio 3
Camila Fernanda 7
Daiana Cesar 12
Letícia Naiara 22