sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Entrevista para o 3º exemplar do "Notícia da Hora"

ENTREVISTAS COM LÍDERES ESPIRITUAIS EM ABAETÉ

José Sebastião de Alcântara, natural do Cedro do Abaeté, é pastor há 17 anos. Atualmente atua na Igreja Varões de Guerra. Ele foi um dos nossos entrevistados, veja a seguir:



Alunos do 1°A da E.E “Dr. Edgardo da Cunha Pereira” entrevistam
Pastor José Sebastião, da Igreja Varões de Guerra.


1- O senhor estudou em escola publica?Que tipo de aluno o senhor era?
Não. Era um bom aluno.

2- O senhor tem alguma lembrança marcante do seu tempo de estudante, no Ensino Fundamental e Médio? Qual?
No 3º ano do Ensino Médio, menti para meu pai que a professora me tratava mal e saí da escola e nunca mais voltei.

3- Antigamente a educação era mais rigorosa que nos dias atuais. O senhor concorda com isso? O que o senhor acha que mudou?
Sim. Não tinha recursos, teve uma melhoria das escolas.

4- O senhor acha que os pais deveriam participar mais na educação escolar dos filhos?Por quê?
Sim. É bom participar

5- Por que será que os jovens estão se distanciando dos estudos? E da religião?
Porque hoje existe muita influencia. O mundo oferece muitas coisas pra distanciar as pessoas do evangelismo.

6- O desenvolvimento tecnológico é fato. Até onde ele favorece e/ou atrapalha na educação?
Muitas coisas podem ajudar, principalmente quando as pessoas estudam, mas tem coisas que atrapalham.

7- A violência está tomando conta da nossa sociedade. Como a religião pode ajudar na formação de uma sociedade mais saudável?
O evangelismo ajuda as pessoas perdidas no mundo.

8- O que a sua igreja faz para tornar “as coisas de Deus” mais atrativas para os jovens?
Criando idéias melhores, criando retiros.

9- De que forma a religião pode influenciar na educação?
Não pode se misturar as coisas. Ensinamos o evangelho, mas não pode atrapalhar na educação.

10- O que o senhor gostaria de dizer aos pais?Aos alunos? E aos professores?
Pais - Procurem um caminho melhor para a vida dos filhos, ter uma bíblia em casa.
Alunos - Todo jovem deveria se envolver em coisas espirituais, em coisas de Deus.
Professores - Deveria mostrar o caminho de Deus para os alunos, procurar apresentar um trabalho mais sadio para apresentar para os alunos.

Pe. Dimas José Borges, natural de Santo Antônio do Monte é padre há 12 anos e se sente realizado. Está atuando com PE. Antônio Carlos e Pe. Patrick desde janeiro deste ano. Saiba mais lendo a entrevista abaixo:



Alunos do 1° A da E.E “Dr. Edgardo da Cunha Pereira” entrevistam Pe. Dimas.


1- Depois de 70 anos de Franciscanos na nossa Paróquia, vocês chegaram, e já estão conosco há 9 meses. Como vocês perceberam a receptividade da população?
Tudo que é novo traz medo, chegamos com um pouco de medo. A posse foi muito boa, mas encontramos um pouco de resistência e ate hoje sentimos isso.

2- O senhor estudou em escola publica? Qual? Que tipo de aluno o senhor era?
Sim. E.E “Dr. Álvaro Brandão”, fiz o Ensino Fundamental. No Ensino Médio estudei em escola particular. Eu gostava muito de estudar.

3- O senhor tem alguma lembrança marcante do seu tempo de estudante no ensino fundamental e Médio? Qual?
O que me marcou muito foi uma avaliação sobre gráficos e o professor ia sortear quem deveria entregar a avaliação, eu não tinha feito e dei sorte de não ser sorteado. Uma outra vez um colega pegou a prova e passou para todos os alunos da sala quando o professor saiu. Quando aplicou a prova, todos tiraram notas boas.

4- Antigamente a educação era mais rigorosa que nos dias atuais. O senhor concorda com isso? O que acha que mudou?
Sim, os alunos eram mais interessados. Hoje em dia o aluno é muito privilegiado e isso é ruim para os alunos

5- Porque será que os jovens estão se distanciando dos estudos? E da religião?
Às vezes o jovem tem que ajudar a família e outros não gostam de estudar, são muitos fatores. Da religião porque não encontram nela um objetivo, a religião hoje não é atrativa. O mundo oferece coisas atrativas para o jovem e ele vai nessa ilusão.

6- O senhor acha que os pais deveriam participar mais da educação escolar do filho? Por quê?
Sim, para ficar sabendo o que esta acontecendo com o filho, isso não só na educação escolar. Os pais devem ser mais participativos na vida dos filhos.

7- O desenvolvimento tecnológico é fato. Ate onde ele favorece e/ou atrapalha na educação?
Hoje a tecnologia esta dentro da escola, muitas coisas favorecem pois é possível fazer pesquisas e atrapalha porque tira o raciocínio do aluno; quando ele encontra tudo pronto.

8- A violência esta tomando conta da nossa sociedade. Como a religião pode ajudar na formação de uma sociedade mais saudável?
Quando a pessoa comete atos violentos ela não quer fazer isso. A religião pode ajudar a pessoa a despertar o espírito de partilha. A violência é conseqüência de um mal enquanto não houver uma distribuição mais justa economicamente vamos ter sempre uma sociedade violenta.

9- No tempo dos franciscanos eles visitavam as escolas e convidavam os jovens a participarem mais das atividades da igreja. O que os senhores fazem para tornar “as coisas de Deus” mais atrativas para a juventude?
Fizemos a feira vocacional e é promovido no dia da juventude que envolvem os jovens na missa e em gincanas.

10- O que o senhor gostaria de dizer aos pais? Aos alunos? E aos professores?
Aos pais: cuide bem de seus filhos para não os perdes para o mundo. Aos alunos: aproveitem bem esse tempo, supere as dificuldades do dia-a-dia e vão colher os frutos depois.
Aos professores: Professor não é aquele que ensina, mas aquele que aprende ensinando.


Arthur Antônio 3
Camila Fernanda 7
Daiana Cesar 12
Letícia Naiara 22

Um comentário:

  1. Nerece destaque a última pergunta e que essa mensagem fique para os alunos que entrevistaram os líderes. Muito bom.

    ResponderExcluir