Entrevista com a Secretária Municipal de Educação de Abaeté Ivanete Soares de Souza Lima Zica:

1- Em quais escolas a senhora cursou o Ensino Fundamental e o Médio?
Na minha época na existia Ensino Fundamental, era 1º e 2º grau.
Cursei o 1º grau que ia da 1ª a 8ª série, na Escola Estadual João Pinheiro; o 2º grau na Escola Estadual Dr. João Pinto, na cidade mineira de Tocantins, localizada na Zona da Mata. Esclareço que cursei O Magistério, que equivalia ao 2º grau.
2- A senhora guarda alguma lembrança do seu tempo de estudante? Conte-nos uma passagem interessante dessa época.
Uma passagem interessante ocorrida em minha época de estudante, aconteceu quando eu tinha 12 anos e a minha professora de educação física, me dava como castigo, por não ter feito as atividades marcadas por ela, correr várias vezes ao redor da quadra de esportes.
3- Como era a Ivanete aluna?
Eu era uma aluna estudiosa, cumpridora de todas as tarefas, calada, um pouco tímida, e tinha um objetivo como estudante, que era concluir o curso superior o mais rápido possível, para ser alguém na vida.
4- Do seu tempo de estudante até os dias atuais, a senhora acha que a educação escolar melhorou ou piorou?
Claro que melhorou. No meu tempo de estudante das primeiras séries, tínhamos muitas dificuldades para obter fontes de consultas, o material existente era difícil, os professores na maioria das vezes escreviam a matéria no quadro negro, fazendo com que os alunos copiassem tais matérias, gastando muito tempo com isso. Além disso, nossos pais não tinham tempo suficiente para acompanhar o desenvolvimento dos filhos, não existiam aulas extras, nem reforço para alunos menos preparados ou com algum tipo de dificuldade.
5- A que a senhora atribui a falta de interesse da maior parte dos alunos?
As facilidades encontradas atualmente no mundo globalizado e de consumismo exagerado, faz com que os jovens de hoje, tenham tudo aquilo que desejam com a maior facilidade, não existindo limites, as regras existentes atualmente, igualando direitos e deveres de alunos e professores, tira em muito a autonomia dos educadores. Se por um lado torna o ensino mais democrático, por outro tira a responsabilidade dos educandos, trazendo com isso o desinteresse e irresponsabilidade para com as obrigações dos jovens.
6- Como responsável pelas escolas do município que tem sido feito para melhorar o ensino-aprendizagem nas escolas municipais?
No atual governo muita coisa foi feita e ainda tem muito a fazer. Em primeiro lugar é necessário que as escolas municipais tenham espaço físico adequado para termos uma melhor qualidade de ensino. Em segundo lugar, com o apoio dos governos federal e estadual, vários programas estão sendo executados em nosso município, podemos citar o PDE, o pró - letramento, o Gestar ll e vários outros. Devemos louvar também a alta qualidade da merenda escolar, supervisionada por nutricionista, dando condições para os alunos terem uma merenda escolar decente e de alta qualidade nutritiva, melhorando com isso o desenvolvimento e a aprendizagem. Temos também feito cursos de capacitação com nossos professores, buscando incentivar nossos mestres a terem um desempenho cada vez melhor e mais atualizado.
7- O que a senhora gostaria de dizer para os pais de alunos de escolas públicas?
Gostaria de dizer a importância da participação deles no ensino e educação de seus filhos no período escolar. Eles são tão importantes quanto os professores, pois o acompanhamento e a ajuda que eles podem dar, é de suma importância para um bom desenvolvimento dos filhos no período de formação de cada um. Participar, acompanhar, ajudar, freqüentar a escola, estar ciente do desenvolvimento de cada um, faz parte da educação futura.
8- E para os alunos?
Gostaria nessa oportunidade dizer a todos aqueles alunos, que a educação de cada um, vai com certeza influenciar no futuro. As oportunidades para aqueles que buscam se esforçarem e que levam os estudos com seriedade, serão bem maiores. As oportunidades de terem uma vida futura digna dependem somente deles e a saída com certeza é através da educação. Se cada um de vocês dedicarem um pequeno horário ao longo dos dias aos estudos, será suficiente para alcançarem metas jamais esperadas. O tempo gasto com a educação trará oportunidades de terem no futuro uma vida melhor e mais digna.
9- Deixe, por favor, uma mensagem para os professores das escolas públicas.
Função de professor é árdua e ao mesmo tempo gratificante, pois nos sentimos honrados quando temos o reconhecimento das pessoas de que fizemos bem feitos a nossa parte. Claro que para ser educador não é uma tarefa fácil, pois as dificuldades se amontoam a cada dia, mas por outro lado escolhemos uma profissão que é tão importante na vida de milhares de pessoas, que nos sentimos gratificados. Os professores são na maioria pessoas esperançosas e é assim que temos que ser, pois passamos por cima de muitas coisas acreditando em um futuro melhor para as pessoas e para o Brasil.