
OBA e OBFOG
Participamos pela primeira vez da OBA(Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e da OBFOG(Olimpíada Brasileira de Foguetes).Foi grande a motivação e interesse de um grupo de alunos (Marcelo e Thiago do 3°A,Paulo,Felipe e Marina 1°A)pela OBFOG.Veja no que deu tanto entusiasmo.
Entrevista com o grupo participante da OBFOG – Mendes/RJ
1) Quando vocês decidiram participar da OBFOG, já pensavam na possibilidade de se classificarem para a etapa seguinte?
R: Não, nós fizemos porque achamos interessante e também por brincadeira, para sair um pouco da rotina de aula.
2) Como se sentiram ao serem informados pela diretora,que estavam na lista dos classificados para a etapa seguinte da OBFOG?
R:Surpresos e felizes.O que era uma brincadeira virou coisa séria.
3) Comente sobre as dificuldades financeiras,a busca de patrocinadores,enfim,como conseguiram recursos pra realizarem este sonho?
R:Super difícil,tivemos pouco apoio.Primeiro nós fomos à Câmara Municipal e tivemos apoio de alguns vereadores,fomos também à prefeitura e tivemos apoio do prefeito que nos deu as passagens de ida e volta (Abaeté-Mendes RJ),fomos ao Credioste que teve pouca disponibilidades para nos ajudar.Fizemos uma rifa,foi o que garantiu a reserva do hotel para os alunos.A escola pagou as despesas da acompanhante,a professora D.Luciana .No último dia para confirmação de participação,ainda não sabíamos se ia dar certo pois faltava dinheiro.
4) Como vocês fizeram o foguete?Como fizeram o foguete voar?Contaram com o incentivo e orientação de quais professores?
R:Foram 3 meses de estudo e foram 2 foguetes.Os 2 foram feitos de garrafa pet,o primeiro com a pressão de uma rolha,tinha uma placa de zinco,um peso na ponta de 100g e era a pressão que fazia ele voar,ele voou 34m;o segundo tinha uma aerodinâmica melhor,tinha uma base de lançamento,gatilho de segurança,peso na ponta também de 100g,suportava mais pressão e voava mais longe;em média 80m.Contamos com o incentivo principalmente da professora Neide, ente outros.
5) Como fizeram para transportar “foguete” e combustível em ônibus? Enfrentaram algum obstáculo?
R:Sim.O combustível não foi o problema.O problema foi o foguete e a base de lançamento.A gente pedia as pessoas do ônibus para tomarem muito cuidado.Teve uma parte da viagem que levamos o foguete no colo e quando dissemos que era um foguete,todo mundo queria ver:foi muito engraçado.
6) Sabemos que a comissão organizadora reservou o hotel”Centro Marista São José das Palmeiras”para hospedar alunos e professores participantes da I Jornada de Foguetes.Como vocês foram recebidos?Como foi a convivência com os “semelhantes durante esta semana (07/09/09 a 12/09/09)?
R:Fomos recebidos de forma atenciosa. Foi uma troca de experiências muito boa,fizemos novas amizades.Havia pessoas de todos os níveis sociais e intelectuais,tivemos convivência com alunos de escolas particulares e públicas,embora a maioria dos participantes fossem de escolas particulares.
7) O que vocês têm a dizer sobre o curso de Astronomia que fizeram?
R:Foi muito bom,interessante,uma semana lá valeu mais que 3 anos do Ensino Médio aqui, porque aqui temos aula de Física,lá tivemos aula de Astronomia,ou seja, no nosso Currículo Escolar não consta o que aprendemos lá.Tivemos aula prática e teórica.
8) O que vocês tem a dizer sobre os lançamentos de foguetes?E o nosso foguete?
R:Teve foguete que não saiu do lugar,foguete que bateu em árvore e foguete que surpreendeu a todos voando quase 200m.Tinha foguetes de escolas particulares menos planejado e que voou menos que o nosso e de outras escolas públicas.O nosso foguete poderia ter voado uns 100m,mas a árvore atrapalhou .
9) O que significou para vocês, representarem o Estadual e também Abaeté em um evento tão importante?
R:“Chique demais”,como professora fiquei muito honrada pela confiança que os pais dos alunos tiveram, deixando seus filhos sob minha responsabilidade e também,por ter sido escolhida pela escola para essa viagem (Profª Luciana).Para nós alunos,foi uma vitória muito grande,sermos classificados na primeira participação da OBFOG e, representar o Estadual e Abaeté foi motivo de muita alegria.Tivemos certeza que estamos entre os melhores.
10) Vocês gostariam de fazer algum agradecimento?
R:Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que de alguma forma,possibilitaram a nossa participação na OBFOG-etapa Mendes/RJ.Agradecemos a oportunidade dada pela nossa escola pois tudo começou aqui.Agradecemos aos vereadores,ao Prefeito,a todos que venderam e compraram rifas e aos alunos Paulo(1°A) e Thiago(3°A) que gentilmente cederam aos colegas a oportunidade de participarem da OBOFG-Mendes/RJ.Obs:Só podiam participar 3 alunos e o grupo era formado por 5.
Parabéns aos alunos e professores envolvidos neste trabalho. É uma bela reportagem para o nosso Jornal "Notícias da Hora". Só faltou o nome do repórter.
ResponderExcluir