sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Entrevistas para o 3º exemplar do "Notícias da Hora"

Entrevista com a diretora da E.E. “Dr. Edgardo da Cunha Pereira”

Maria Aparecida Pereira da Silva desde criança brincava de escolinha e sonhava ser professora . O tempo passou e o sonho realizou. Fez o curso de magistério e começou a trabalhar na Escola Municipal “Irmã Maria de Lourdes” e na CNEC. Trabalhou também na Escola Municipal “Senador Souza Viana”, sendo mais tarde transferida para a E. E. “Dr. Edgardo da Cunha Pereira”, onde tem dois cargos. Sempre trabalhou na área das Ciências Físicas e Biológicas, como professora de física, química, ciências e matemática. Desde 2004 é a diretora da nossa escola.
Jéssica, Thais, Iasmin, Karla, Ilda Gabriela e a diretora Aparecida Pereira.


01- Com tanta experiência como educadora o que a profissão lhe ensinou?
Esta profissão é muito gratificante, pois estamos sempre ensinando e aprendendo, mesmo depois de trinta anos de experiência entendo que temos muito que aprender.

02- Considerando sua experiência como profissional da educação, a senhora acha que a evolução tecnológica contribui para melhorar o desempenho dos alunos na sala de aula?Por quê?
A evolução tecnológica com certeza contribui para melhorar o desempenho dos alunos na sala de aula. Porém a escola ainda não adota metodologias voltadas para o uso das tecnologias disponíveis. È preciso a evolução dos profissionais da educação também. Mudança de metodologias.

03- Na sua opinião, qual a importância da educação escolar na vida das pessoas?
A educação escolar é importante em todos os sentidos. A educação é a maior herança que qualquer pai pode deixar para seus filhos. Uma pessoa sem estudo acaba perdendo grandes oportunidades de crescerem profissionalmente e de conseguir um bom emprego.

04- Nossos colegas foram selecionados e convidados a participar da etapa da OBFOG em Mendes – RJ. O que isso significa para a escola? E para os alunos?
Para a escola a participação dos alunos na OBFOG significa que podemos ir além dos muros da escola. Quanto aos alunos o mais importante, acredito que foi a experiência adquirida, o contato com as pessoas de outros estados, com outra visão, e com certeza muitos medos foram eliminados.

05- Comparando a educação escolar no seu tempo de estudante e a de hoje, a que conclusão a senhora chega?
Com certeza no meu tempo era muito diferente. Primeiro por que os alunos não tinham tantas oportunidades como hoje. Avaliava-se somente através de provas. Se no final do ano faltasse um décimo, o aluno fazia a segunda época (tipo recuperação) se não conseguisse era reprovado pois não existia Progressão Parcial. Na verdade, o estudo era levado a sério e estudava-se muito. Respeitávamos os professores. Não existia xérox, tudo era copiado mesmo, inclusive as provas. Hoje sentimos que a maioria dos estudantes não valoriza os estudos, não querem ter responsabilidades, não têm disciplina, respeito pelos professores e isso tem prejudicado o desempenho dos alunos e desestimulado os professores.

06- Muitas reformas foram feitas na escola, melhorando sua estrutura física. A senhora acha que precisa mais alguma mudança?
Realmente, quando comecei na direção não tínhamos espaço para uma reunião, assembléia. Hoje a escola está muito bem, mas já enviei mais três planilhas para a SEE solicitando o reboco, pintura dos muros e pintura geral da escola, uma despensa e banheiros próximos a cantina. Porém uma coisa é certa, não é escola bonita que faz melhorar os resultados.

07- Como diretora, o que a senhora tem a dizer sobre a participação dos pais na vida escolar dos filhos?
A participação dos pais é muito pequena. Um dos nossos desafios é justamente conseguir uma maior participação dos pais na vida escolar dos filhos.

08- O que a senhora gosta mais: ser professora ou ser diretora?
Trabalhei em sala de aula, do primário ao ensino médio, durante vinte e seis anos e estou a cinco anos na direção. Hoje tenho certeza que ser professora é muito mais gratificante.

09- Deixe uma mensagem para os professores e alunos desta escola.
Alunos estudem, estudem, estudem. Não percam tempo e nem as oportunidades. Professores nunca percam o entusiasmo.




Participantes: Iasmin, Ilda Gabriela, Jéssica, Karla e Thaís (1°A)

Um comentário:

  1. Entrevista bem elaborada. Ressalto a primeira pergunta que demonstra inteligencia ao ser elaborada pelos entrevistandos. Acredito que poderemos editar também, pelo menos parte desta valiosa entrevista. São significativas também as questões 03 e 07. Parabéns!

    ResponderExcluir