Dona Maria Eustáquia Faria de Andrade iniciou sua careira no Magistério em 1974. Em 1980 terminou o curso de “Magistério”. Voltou a exercer a profissão nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Fez licenciatura Curta em Letras na FASF-Luz/MG, Licenciatura Plena na faculdade de Formiga/MG e Pós-Graduação em Batatais/SP. Confessa que a luta foi árdua, que precisou de muita garra, coragem e fé para sanar as dificuldades e conciliar trabalho, estudo e família. Dona Eustáquia aposentou no início desse ano. Conheça mais sobre “Guerreira” lendo a entrevista que nós (Ângelo, Weslei, Rafael e Thiago-1ºA) fizemos com ela.
1) A senhora trabalhou como professora quanto tempo?Hoje, aposentada, que balanço a senhora faz da sua experiência profissional?
Trabalhei trinta e três anos. Tenho orgulho do que fiz.Esta experiência profissional, cultural e espiritual me trouxe muitas alegrias. Hoje me sinto em paz e com a sensação de missão cumprida. Uma coisa que ninguém pode me tirar.
2) Qual a importância da educação para a sociedade?
A educação sempre foi importante para a sociedade. Mas hoje, o desenvolvimento da educação tornou-se prioridade, pois para fazer frente ao grande avanço tecnológico é necessário preparar os jovens para que sejam capazes de tornarem-se cidadãos conscientes e trabalhadores.
3) A senhora observou alguma diferença de comportamento e de interesse entre os seus alunos do início da sua carreira e os mais recentes?
No inicio de minha carreira, os alunos tinham mais respeito, amor e demonstravam grande interesse em aprender.Hoje com as alternativas tecnológicas que se mostram mais interessantes, os alunos são mais desinteressados, alem de não conhecerem limites.
Isso torna-se preocupante, pois com essa tecnologia avançada, eles dependem muito mais do estudo.
4) A senhora acha que a tecnologia ajuda ou atrapalha na educação escolar?
Não concordo que atrapalha o estudo. Hoje com os meios de comunicação avançados, o aluno tem que ser responsável maduro e interessado nos estudos. A tecnologia é grande aliada da educação. Cabe aos professores e alunos aprender a utilizá-la, pois nem tudo que está na mídia é verdade.
5) O que a senhora tem a dizer quanto aos pais sobre a educação escolar de sues filhos?
Tenho dó dos pais desta época. Educar é uma tarefa muito difícil. Eles precisam conscientizar em de que os filhos precisam de limites, para saber respeitar às pessoas principalmente, os professores e cumprir os seus deveres.A primeira lição de catecismo inicia-se no ambiente familiar e se completa na escola. Essa primeira lição diz respeito a ética e a moral. Esses dois valores nuca irão cair de moda e sempre existiram.
6) Se a senhora tivesse a chance de recomeçar sua vida profissional,a senhora faria tudo de novo?Por quê?
Faria tudo de novo, pois escolhi essa profissão por vocação.
7) Como a senhora se sente após tantos anos parar de trabalhar?
Foi uma das fases mais bonitas da minha vida. Eu me sinto maravilhosamente bem. Aquela sensação de missão cumprida. Sempre procurei o melhor para os meus alunos.E como sou uma pessoa dinâmica, determinada, corajosa, estou na luta, procurando sempre ajudar o meu próximo. Recomeça sempre...
8) Que mensagem a senhora deixaria para seus ex-alunos?E para os professores?
Aos alunos que deus ilumine seus passos e seu caminho. Que seus sonhos se realizem. Lutem, acreditem no futuro e na vida que Deus lhes reservou. Que deus abençoe os professores e lhes dê muita coragem para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia. E que no coração de vocês permaneça sempre esta palavra representada por três letrinhas: “PAZ”. Pois através da paz que conseguiremos um coração cheio de alegria e amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário