Gilberto César de Noronha morou na zona rural e estudou em Poções (município de Paineiras) até os 15 anos. Ficou um ano sem estudar. Mudou para Abaeté e fez o Ensino Médio na E.E “Dr. Edgardo da Cunha Pereira”. Saiba mais sobre o professor Gilberto lendo a entrevista a seguir:
1- Quando você se mudou pra Abaeté,como foi sua adaptação a uma nova vida e a uma nova escola?
Foi complicado. Morava sozinho. Fiquei meio individualista e com dificuldades para me relacionar com as pessoa. O primeiro ano no Estadual foi di difícil adaptação:escola grande,muitos colegas.Nunca tinha estudado inglês ,tive de superar isso.Aos poucos tudo foi ficando mais fácil.
2-O seu curso superior de Licenciatura em Historia foi uma escolha consciente ou falta de opção? Você já gostava de Historia ou aprendeu a gostar durante o curso?
Ao terminar o 2° grau me sentia atraído por matemática. Tentei vestibular em Comunicação Social na UFMG e não consegui. Na época esse curso era muito concorrido. Para não ficar um ano sem estudar, pois, não podia pagar um cursinho, resolvi fazer vestibular para o curso de Historia na FASF-Luz. A idéia era estudar um ano e fazer outro vestibular, mas acabei gostando do curso e estudo Historia ate os dias de hoje.
3- Voce fez pós-graduação na área de computação. Você pensou em mudar de profissão ou em preparar-se melhor para continuar como profissional da educação?
Nessa época, eu trabalhava na E.M ‘’Irma Maria de Lourdes’’ como monitor na sala de informática,no projeto pedagógico PROINFO. Me senti motivado em me especializar em informática -area não muito relacionada com a historia, porem relacionada com a minha profissão: professor e pesquisador.
4- Sabemos que você é mestre em Historia. Onde você fez mestrado? Quais as dificuldades enfrentados Durante esse curso?
Fiz mestrado em Uberlândia e as dificuldades foram varias: Conciliar morar e trabalhar em Abaeté e estudar em Uberlândia; viajava muito e dormia no ônibus. Talvez o mais difícil tenha sido a transição do Ensino Médio ‘rede publica’ para o ensino superior ‘rede particular’ e deste para o mestrado ‘universidade publica’.
5- A sua tese de mestrado se transformou em livro. Qual a participação da universidade na edição e publicação de seu livro?
A dissertação sobre Joaquina do Pompéu se tornou livro atraves da editora da própria Universidade. Ao terminar a dissertação ela foi posta para apreciação do conselho editorial da universidade. Num segundo momento, conselhos externos a Uiversidade também fazem sua apreciação, demonstrando ou não , interesse em transformar esse material em um livro. O meu trabalho foi selecionado, editado e publicado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU).
6- Onde você esta cursando doutorado em Historia?que relação há entre esse curso e sua viagem para França?
Continuo na mesma Universidade, com a mesma orientadora e o trabalho é uma continuação da quilo que não ficou resolvido na dissertação de mestrado. A UFU tem vinculo com a Universidade francesa possibilitando o intercambio de alunos e professores, ou seja, eles vem estudar aqui e nos vamos estudar lá. A viagem para França não é prioridade no momento, mas é uma oportunidade de aperfeiçoamento em relação a questão teórica da tese
7)Você gosta de ser professor?Pretende continuar como professor ou, vai continuar como pesquisador?
-Na verdade, eu gosto de ser professor e acho que seja compatível a profissão de professor e pesquisador. O bom professor é também um pesquisador. Pretendo continuar como professor e pesquisador. A pesquisa é um incentivo para sair da rotina da sala de aula.
8)Qual a importância da educação na sociedade atual?
-A educação faz bem para a economia e o crescimento do país, mas o principal atributo da educação é o crescimento das pessoas. Não adianta crescer economicamente e esquecer o desenvolvimento pessoal. A educação é fundamental para deixar as pessoas mais felizes e entender melhor o mundo.
9)Quais os problemas enfrentados no Brasil?
-Um problema é a desvalorização da educação e o pragmatismo: o seu vínculo ao crescimento econômico, esquecendo o crescimento pessoal. É errado pensar que a educação somente serve para nos trazer retorno financeiro, as pessoas hoje em dia só visam lucros, se a questão for ganhar dinheiro quanto mias se economiza melhor. Educação visando lucro, professores mal remunerados, materiais de baixa qualidade. A situação do professor e em geral do ensino é visto, pro metas obscuras até por quem é responsável pelo ensino. É preciso saber porque estamos ensinando, porque a escola existe! Acho que precisamos revisar nossas prioridades em relação a educação se quisermos falar seriamente em qualidade.
10)Que mensagem você deixaria para seus alunos?E para seus colegas professores?
-Estou com muitas saudades de estar na sala de aula e com todos: alunos e colegas. Nesse tempo estou me dedicando à pesquisa e tive que me afastar da sala de aula mas espero que seja temporário. Todos nós queremos melhorar de vida do ponto de vista econômico, e cultural. Devemos pensar que a educação não se faz somente nas escolas. A educação pode transformar as pessoas em qualquer lugar. Eu por exemplo procurei estudar e me aprimorar há um bom tempo, e faço isso para melhor minha percepção do mundo. Tornar-se uma pessoa melhor é também um modo de mudar o mundo.
Excelente trabalho, precisamos pensar uma forma de atrair nosso público para essa entrevista quando for editada nojornal. Vamos pensar em uma manchete bem chamativa.Parabéns aos alunos e professora envolvidos neste trabalho.
ResponderExcluir