1.Senhor Luiz Mauro a que ponto a crise financeira afetou o município de Abaeté?
Na atividade agropecuária o maior impacto foi devido a que
o preço do leite que teve uma redução de aproximadamente 20% no preço médio pago ao produtor. Sendo o leite o principal produto da nossa região todo o comercio e a economia da nossa cidade foi afetada. Uma vez que devido ao cenário econômico anterior no qual se tinha uma projeção de aumento nos preços do leite vários produtores fizeram grades investimentos para aumento de produção e muitos deles foram feitos com investimento alocados através de financiamentos em bancos diante da atual situação vários produtos de financiamentos em bancos diante da atual situação vários produtores estão tendo dificuldades para honrar seus compromissos.
2.O Numero de empréstimos aumentou ou diminuiu com a crise financeira? Por quê?
O numero de empréstimos tem aumentado nos últimos anos não podendo ser relacionado ao fator econômico “crise”, esse crescimento tem ocorrido devido às linhas de credito que o governo federal tem disponibilizado aos produtores rurais principalmente aos produtores que tem seu regime econômico baseado na agricultura familiar. Pois são programas que oferecem créditos com juros baixos e com longo prazo de pagamento.
3.Na sua opinião financiar a produção, seja ela agrícola ou pecuária, em momento de crise é um bom negócio?
Todo investimento tem que ser muito bem analisado antes que se faca qualquer tipo de financiamento. Após analise de mercado bem feita, às vezes o financiamento seja um bom negócio, pois existem linhas de credito que podem ser usados em vários momentos da produção, dando ao produtor flexibilidade de estar negociando sua produção no melhor momento.
4.Como a crise afetou o meio rural?
Como no meio urbano o efeito da crise trouxe vários prejuízos, o maior deles em minha opinião é o desemprego. E outro efeito que me preocupa é que alguns produtores param de fazer investimentos e com isso os fatores se agravam ainda mais.
5.O Que os fazendeiros falam sobre a crise?
Para os produtores rurais a crise é mais um momento de dificuldades no qual temos que nos tornar mais eficientes e competitivos para ficar no mercado, pois vivemos em uma economia capitalista na qual não podemos ficar parados no tempo e nem diante das dificuldades e obstáculos do dia a dia, pois nossos concorrentes estão cada vez mais eficientes com crise ou cem crise.
6.Para o senhor o que as lideranças públicas podem fazer para reduzir os efeitos da crise?
Em minha opinião as lideranças que ter uma preocupação de tornar nosso país cada vez mais forte economicamente e mais produtivo para que possamos sempre contar com uma balança comercial mais forte sendo assim estaríamos, mais seguros em relação a essa crise.
7.O Que o sindicato pode fazer para minimizar a crise no campo?
Estamos trabalhando diariamente com os produtores mostrando a eles através de palestras e eventos educativos e de reciclagem que temos que ser cada dia maios profissionais e participando de reuniões e debates a nível estadual e nacional para mostrarmos nossos interesses e nossas necessidades.
8.Com a balsa de valores (Bovespa) sempre em alta a economia volta a ser estimulada?
Acho que sim, eu sempre digo que crise é feita por especulação de quem tem capital e para de fazer investimentos por imaginar que não terá retorno daí começa a recessão, ou seja, o dinheiro deixa de girar. Apartir do momento no qual as bolsas de valores começam a figurar outras perspectivas os investidores passam a girar seu capital.
9.No momento investimento na criação de gado é propicio?
No atual momento, quem investe na pecuária não esta tendo um bom retorno comparado com o ano passado, pois os cursos de produção subiram e não ocorreu o mesmo com o preço na ora da venda de animais e de produtos como o leite.
10.O Senhor concorda com o que o presidente lula quando ele diz que “A Crise chegara ao Brasil como uma marolinha”?
De maneira alguma. Toda recessão financeira tem que ser tratada como um problema pode ser ele menor escala ou em grande escala, mas sabemos que os efeitos da crise podem ser grandes, mas não podemos desconsiderá-los como ele fez.
11.O Senhor acha que o presidente Lula tem feito algo de concreto para minimizar as conseqüências da crise?
Não consegui ver nenhuma ação efetiva do presidente no que se trata eficaz para minimizar os efeitos da crise ele esta fazendo na verdade é muita política em cima do assunto.
12.Se o senhor fosse o presidente que medidas tomaria para acabar com a crise?
Acho que não existe formula mágica e sim uma seqüência de ações econômicas e governamentais que poderia deixar o país mais forte e competitivo como é o caso da China que vem tendo um crescimento muito grande em relação aos outros países.
13.Na sua opinião por que a crise afetou mais os Estados Unidos provocando a falência de vários bancos,e no Brasil chegou menos potente?
No ano passado em agosto participei de um seminário e em uma das palavras o ex-ministro Luis Rosenberg mostrou dados econômicos que apontavam o Brasil em uma situação mais confortável economicamente que os EUA. Diane destes dados pôde confirmar que os bancos americanos estavam fazendo um credito que não existia no dia que foi retomada deste credito veio à falência dos bancos o que não ocorria no Brasil.
14.O salário dos trabalhadores rurais sofre ameaça com essa crise? Isso interfere na produção?
Diante das altas que o salário mínimo vem tendo o custo de mão de obra é dos centros de custo que pesa muito na agropecuária e o que ocorre de ameaça aos trabalhadores é o risco de desemprego.
15.De que forma a crise interfere em seus investimentos produtivos?
De certa maneira eu fico um pouco mais receoso em fazer investimentos pesada como ampliações no numero de animais que trabalho normalmente, mas eu sempre digo que no momento de crise temos que ter uma única atitude como regra pegar a palavra crise e chutar o s e formar a palavra crie temos sim que criar novas idéias e novos métodos de produção para que possamos separar essa recessão.
16.Essa crise afeta em maior quantidade o empregador ou o empregado? De que maneira?
Acho que ambas ficam afetadas, principalmente o empregador que na maioria das vezes tem que se desfazer de patrimônio já consolidado para poder segurar sua fazenda e seus empregados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário